Confira as resolução do CONTRAN que passam a valer em janeiro

29/01/2020 às 1:22 pm

Três resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), entram em vigor neste mês de janeiro. As mudanças tem como objetivo regulamentar o mercado e ampliar a segurança dos automóveis.

A resolução Nº 518/2015 e a resolução Nº 567/2015 tratam de itens de segurança obrigatórios nos carros em circulação no Brasil. A outra resolução (Nº 780/2019) trata do novo modelo de placa de sinalização do veículo, padrão Mercosul. Você pode conferir todas as informações acerca do novo padrão aqui.

A resolução 5018/2015 trata sobre a instalação de cinto de segurança, ancoragem e apoios de cabeça nos veículos. Ela foi publicada há cinco anos e passa a valer para todos os veículos em produção a partir de hoje, dia 29 de janeiro. Agora, todos os veículos saídos de fábrica precisam contar com cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes do banco traseiro, além do Isofix, que é o sistema de fixação para cadeirinhas infantis.

Já a resolução Nº 567/2015 dispõe sobre a obrigatoriedade do sistema de controle de estabilidade em automóveis e caminhonetes novos, nacionais e importados. O controle de estabilidade é uma funcionalidade automática, acionada em casos onde há algum tipo de deslizamento ou derrapagem. O controle previne que as rodas traseiras deslizem por grandes distâncias, evitando que o motorista perca o controle e que o veículo rode na pista.

últimas Postagens