Aplicativo da Carteira Digital de Trânsito ganha nova funcionalidade

03/03/2020 às 4:04 pm

O Ministério da Infraestrutura, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), lançou uma nova funcionalidade no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). O CDT é o app que contém a versão digital da CNH e do CRLV. A partir de agora é possível indicar também quem é o principal condutor do veículo.

Esse condutor assume a responsabilidade (que antes cabia ao proprietário) pelas infrações de trânsito cometidas com o veículo. É necessário que o principal condutor também tenha o aplicativo baixado no telefone para que, quando for indicado por outra pessoa, ele concorde com esse procedimento.

Para indicar a pessoa responsável pela condução do veículo, basta que o proprietário acesse a parte de “meus veículos”, clique no ícone com as informações do carro e selecione a opção “principal condutor”. É necessário fornecer o CPF e o número da CNH do motorista principal, que recebe um e-mail para concordar com o procedimento. Assim que a indicação acontecer, o órgão autuador receberá automaticamente a notificação.

Essa nova funcionalidade, do “principal condutor”, não deve ser confundida com a comunicação do “Real Infrator” que é um direito do proprietário do veículo de informar à autoridade de trânsito quem , de fato, estava na condução do veículo quando a infração foi registrada. Esse procedimento ainda é feito de maneira convencional, por escrito, e enviado por via postal ou pessoalmente para a entidade que emitiu a notificação. Além dos dados do condutor que cometeu a infração, cópia da CNH também deve ser encaminhada para completar o processo.

Para saber como baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, a CNH digital e o documento do carro em versão digital, clique neste link.

últimas Postagens